Não fuja de casa | Dennes Rocha

casa, bicicleta, entrada

Bom dia amigos, td bem?

Você é do tipo de pessoa que ama ficar em casa? Eu sou. A nossa casa é um lugar único. Não há lugar melhor que a nossa própria casa né?

Lá é onde nos sentimos a vontade pra ser quem somos. Eu, por exemplo, não gosto muito de dormir fora, não consigo relaxar completamente e como consequência acordo várias vezes ao longo da noite. É horrível.

Ainda sobre mim (hehe) faz dois anos desde que decidi bater asas e sair do ninho dos pais e morar sozinho, é desafiador e um pouco estressante às vezes. Tem muitos bônus mas muito ônus também.

E aproveitando o gancho eu quero abrir um parentese aqui pra galera que diz que sonha em morar sozinho: 

As contas chegam viu! E geralmente são mais do que você imaginava que eram. Entre elas estão água, luz, aluguel, condomínio, alimentação e se você tiver um cartão de crédito então... oh Cristo! E não, não dá pra viver só de biscoito recheado, refrigerante e miojo gente. Isso só existe em meme de internet.

Não, eu não estou sendo pessimista, nem estou reclamando, na verdade isso é ótimo. É bom ter desafios. São eles que nos forçam a crescer e formam quem somos. Como eu cresci desde que comecei essa jornada da auto responsabilidade. De todas as coisas, acho que a mais importante que tenho aprendido nesse tempo é que na verdade ele é uma preparação para conquistas importantes do meu futuro.

Isso nos leva a um princípio importante: Se você não for bem sucedido em casa, o que você conquistar lá fora terá prazo de validade curto porque Deus trabalha a partir da nossa casa para o resto do mundo. A nossa casa é um lugar de treinamento e é lá que vamos aprender a responsabilidade, o serviço, o amor e o perdão. Deus sempre começa de dentro pra fora.

Davi foi um exemplo disso, o valente pastor de ovelhas teve coragem para lidar com o gigante Golias porque ele já havia lidado com um urso e um leão enquanto cuidada das ovelhas do pai (1 Sm. 17.36). Davi foi alguém que aprendeu em casa os princípios que o capacitaram a lidar com desafios que iam conduzi-lo ao seu destino.

Davi, assim como todos nós, enfrentou desafios e entre eles, os problemas familiares. Ele era muito subestimado pelo pai e pelos irmãos, e isso não mudou mesmo depois de ser ungido pelo profeta Samuel para ser o novo rei de Israel.

O mais interessante é que isso não definiu a postura de Davi que, mesmo assim, decidiu servir seus irmãos e obedecer o seu pai. Davi venceu gigantes mas antes precisou vencer em casa.

"Você pode não ter a casa e a família que gostaria, mas com certeza, é a que você precisa para crescer e amadurecer."


O que podemos aprender com a vida de Davi é que a nossa casa é o lugar aonde Deus vai nos treinar.

É em casa o lugar onde Deus vai te ensinar o perdão, o serviço, a humildade e a responsabilidade. Deus não vai te levar pro palácio, como fez com Davi, até que você aprenda a servir em casa. A fidelidade precisa começar no pouco para ser levado ao muito.

José também é um exemplo de alguém que foi treinado em casa. Mimado pelo pai, invejado e vendido pelos irmãos, ele precisou aprender na casa do Potifar e na prisão. Mas ele foi alguém que valorizou o tempo de aprender e isso o capacitou a ser governador do maior império de sua época.

Infelizmente muitas pessoas, em especial os jovens, se queixam constantemente da casa. Reclamam de onde moram, dos pais, dos irmãos e por aí vai. Agem assim porque acham que nada está a sua altura. Agem dessa maneira por serem arrogantes e presunçosos.

Eu sei que nem todas as famílias são como aquelas dos comerciais de margarina e nem todo mundo tem uma casa igual a da Ana Hickmman. Mas o alvo da casa não é aparência, é treinamento. Seja como for, tudo vai cooperar para o nosso bem, inclusive as situações adversas. Você pode não ter a casa e a família que gostaria, mas com certeza, é a que você precisa para crescer e amadurecer.

Nossa tendência em muitos momentos é a de querer fugir de casa, e nem sempre é de maneira literal. Podemos fugir de muitas maneiras, podemos fugir de relacionar, de se expor, de aprender e de resolver os conflitos. Pessoas que agem assim não vão muito longe em Deus e nem na vida.

Quer avançar? Esteja em casa. Ame sua casa, sirva sua casa, honre sua casa. E não estou falando do seu apartamento, estou falando de pessoas. Seu microondas não vai te ensinar coisa nenhuma. Pessoas vão! Seus pais, irmãos e avós vão! Alguns deles podem ser difíceis? Sim. Mas serão os canais de Deus pra você crescer. Entender isso vai destravar você, vai abençoar você e empoderar você pra alcançar os palácios. 

Quer mudar o mundo? Comece em casa.

Grande abraço,
Dennes Rocha

0 Comentários