Não tema o chamado | Sarah Emilly



Você já se sentiu incapaz de fazer algo? Ou melhor, você já se viu como um improvável diante das promessas e do chamado de Deus na sua vida?!

Bom, acredito que a resposta seja sim. Isso porque temos consciência de nossas limitações humanas. Deus não nos chama para coisas pequenas, ou seja, o chamado de Deus para nós não se encaixa em nossas limitações, pelo contrário, vai muito além. Somos chamados a grandeza, para Glorificar a Deus. E é impossível cumprir o chamado de Deus, sem Ele, sem a dependência dele.

Vamos pegar como exemplo a vida de Moisés (Leia: Êxodo 2).

Deus o chamou para voltar ao Egito e libertar o povo de Israel da escravidão. Veja, essa era uma grande missão e Moisés foi escolhido por Deus para libertar Seu povo:

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.
(Ex. 3:10)

Moisés não era uma autoridade da época e nem tinha um grande exército junto dele, ele era improvável para aquela missão. Moisés via suas próprias limitações e sabia que não poderia simplesmente ir lá e libertar o povo de Israel da escravidão, isso porque era impossível para uma pessoa comum.

Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Ex. 3:11)

Veja resposta do Senhor:

Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”. (Ex 3:12)

Observe, com essa afirmação, Deus estava chamando Moisés para ser participante daquilo que Ele mesmo iria fazer e não estava o chamando para simplesmente fazer tudo sozinho, até porque ele não conseguiria. Moisés não podia fazer nada apenas confiar naquele que o chamou. Onde Deus está nada é impossível. Mas ainda assim, Moisés chegou a hesitar em seu coração e pediu para que Deus escolhesse outra pessoa porque ele tinha dificuldade com a fala. E o que Deus fez?! Mandou chamar Arão, irmão de Moisés, para ser o seu porta voz.

Respondeu-lhe, porém, Moisés: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”. Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: “Você não tem o seu irmão, Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo. Você falará com ele e dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem e direi a vocês o que fazer. (Êxodo 4:13-15)

Deus poderia ter substituído Moisés por Arão, mas não foi o que ele fez. Por que Deus insistiu em Moisés? Será que não tinha ninguém ou outra maneira de libertar o povo?! Provavelmente sim. Com ou sem Moisés, uma coisa é certa, Deus iria libertar o seu povo. Mas acredito que um dos desejos do coração de Deus é se revelar a nós e nos tornar participantes do propósito eterno. E acredito que Deus quis compartilhar aquilo que estava em seu coração com Moisés.

O fato de Deus não ter substituído Moisés por Arão também mostra que, Deus não esta interessado em nossas capacidades e talentos para nos encaixar em determinado propósito. Embora nossos talentos podem ser usados como uma plataforma para abençoar, nunca serão um requisito para Deus nos escolher. Não dependa da sua capacidade em fazer algo ou dos seus talentos, porque aquilo que Deus faz não depende de nós. A sua dependência e confiança deve estar naquele que te chamou e aquilo que é eterno será revelado através de você.

Não vamos entrar em detalhes na trajetória de Moisés e dos israelitas para sair do Egito, mas se você ler toda a história verá a dificuldade que foi tirar o povo do Egito. O coração de faraó foi endurecido por Deus, para que toda a terra do Egito soubesse que quem estava libertando o povo era o próprio Deus e não tinha nada a ver com homem.

"Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito, ele não os ouvirá. Então porei a minha mão sobre o Egito, e com poderosos atos de juízo tirarei do Egito os meus exércitos, o meu povo, os israelitas. E os egípcios saberão que eu sou o Senhor , quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas”. (Êxodo 7:3-5)

Podemos até nos tornar conhecidos, mas a Glória sempre será de Deus. Moisés precisou confiar e depender totalmente do Senhor e não se colocar na posição de realizador, mas de participante naquilo que Deus estava fazendo. E o que aconteceu?! A jornada foi longa e Moisés encontrou dificuldades pelo caminho, mas ele clamou a Deus e a provisão do céu não falhou. Tudo cooperou para que o povo saísse da escravidão e fosse em direção a terra prometida. Deus de fato estava com Moisés e o chamou e o nome do Senhor foi Glorificado no meio daquele povo.

Creia que assim como Deus esteve com Moisés, Ele também está com você! Na verdade, a bíblia diz que Ele habita dentro de você. A missão de Jesus aqui na terra foi libertar toda a humanidade da condenação do pecado e da morte e assim foi feito, Jesus nos libertou. Recebemos a identidade de filhos e hoje temos livre acesso ao pai, nos tornamos como Cristo é.

"Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele." (1 João 4:17)


Acredito que Deus chama seus filhos e os coloca em diferentes posições na sociedade, mas a missão é a mesma, expressar Cristo. E só um relacionamento com Ele nos fará parecidos com Ele, não tem outro meio para expressa-lo. Apenas dependa dEle e coloque a sua confiança naquele que te chamou. Ele nos levará além das nossas limitações, nos levará a grandeza. E o nome do Senhor será glorificado.

Deus abençoe você!
Sarah Emilly.

7 Comentários

  1. Uauuuu,GLORY TO GOD!
    Palavras muito específicas,que gere cada vez mais saúde em nosso corações!

    ResponderExcluir
  2. Wooooow, ficou poderosoooo esse texto! Parabéns Sarah, continue sendo um canal das verdades do céu. Glória a Deus pela sua vida e do meu amigo Dennes, vocês são toooop!❤👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Aleluiaaaa que texto poderoso,Sarah que Deus continue te usando dessa forma. E parabéns pelo blog Dennes muito edificante! 😍♥️💡

    ResponderExcluir
  4. Sarah do céu kkkkkkk
    Que texto foi esse minha irmã?! 😍
    Poderoso demais!! 🔥🔥🔥

    ResponderExcluir