Não traz a sua noiva por favor! | Dennes Rocha

a igreja é a noiva de cristo


Vamos imaginar a seguinte situação:

Você está noivo de uma mulher que você ama muito, você faria tudo por ela, inclusive dar a sua vida se fosse preciso. Mas embora você a ame muito e aos seus olhos ela já seja perfeita, a sua noiva tem alguns (muitos) defeitos que é de conhecimento geral, mas ainda assim você a ama. Então, um belo dia você é convidado para ir a um jantar especial na casa de um amigo que você também ama muito, mas ao receber o convite você tem uma surpresa, o anfitrião do jantar pede que você não leve a sua noiva porque ele não gosta dela e dos defeitos que ela tem.

O que você faria ao receber esse convite? Você iria a festa? Que sentimento você provavelmente teria em seu coração? Ira, raiva, indignação, tristeza?

Vamos imaginar uma segunda ilustração:

Imagine que você é a noiva de um determinado rapaz. Você tem belos olhos, cabelos e formato do rosto. Seu rosto é lindo, mas há um problema no seu corpo, você possui algumas feridas e imperfeições, mas está tratando isso, você tem alguns esparadrapos pelo corpo, alguns pontos aqui e ali. Então, o seu noivo vira pra você e diz: "Olha, eu acho você linda, mas não gosto do seu corpo! Gosto da sua cabeça, mas detesto o seu corpo!" Ok, qual seria a sua reação?

As duas situações acima ilustram algumas passagens bíblicas importantes. Leia o que elas dizem:

  • Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5:23)

  • Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. (Efésios 5:25)

  • Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. (Apocalipse 19:7)


Há uma grande incoerência na vida de alguém que diz amar a Deus é, ao mesmo tempo, diz detestar a Igreja. É o mesmo que dizer que eu amo a cabeça de alguém mas não amo o seu corpo. Isso é uma grande loucura.

Infelizmente essa tem sido a postura de muitos "cristãos". Agem dessa maneira por não entender que a obra mais importante que Deus está edificando na terra é a Igreja. Tudo o que Deus faz, é a partir dela e por meio dela. Cristo morreu a fim de edificar a Igreja. Veja isso:

"Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". (Efésios 5:25-27)


A obra do Espirito Santo hoje é preparar a Noiva (que é a igreja) para o Noivo Jesus. Quando Ele voltar ele se casará com a Sua Igreja. Isso na verdade é um símbolo de que Deus se unirá eternamente com os seus muitos Filhos Salvos.

Aquele que diz que ama a Deus mas detesta a Sua Igreja é mentiroso. É como aquela pessoa que convida o noivo mas diz: "Não traz sua noiva por favor! Detesto ela!". Acredite, Jesus não ira ao seu jantar se seu pensamento for assim.

Nos dias atuais criou-se a onda dos crentes desigrejados. Ele possuem, em grande parte, uma postura agressiva com relação a Igreja, agem assim e acreditam que dessa maneira vão ganhar créditos com o Noivo. Mas a verdade é que, se você não é pela Igreja você pode estar fazendo as melhores obras mas não estará fazendo a obra de Deus.

Outra postura grave por parte de alguns cristãos é ouvi-los dizendo que tem vergonha de ser cristão ou que tem vergonha dos seus irmãos cristãos. Esse pensamento é totalmente contrário ao coração de Jesus que, conforme diz a bíblia, não se envergonha de nos chamar de irmãos. (Hb. 2.11).

Querido irmão, a Igreja não é perfeita, pelo menos ainda. É claro que ela tem muito a aprender e crescer afinal ela é formada por pessoas e todos nós estamos no processo de crescimento e amadurecimento. Deus conhece a Sua Igreja e a ama, Ele não desiste dela. Cuidado ao sentar na ceira de juíz para condenar a Igreja. Não somos o cabeça dela e essa autoridade não nos pertence, somente Ele pode julgar a Igreja e não nós. Cabe a nós como parte dela crescermos e ajudar nossos irmãos a fazer o mesmo.

Amar a Deus é antes de tudo amar a Sua igreja. Servirmos a Deus quando servimos a Igreja. A recompensa para aqueles que se doam para a Igreja é grande no Reino dos Céus. Foi o amor pela Igreja que levou os apóstolos até as últimas consequências. Esse amor precisa nos mover também, pois somente assim estaremos andando no centro da vontade de Deus.

Tenha um dia abençoado!
Dennes Rocha
@dennesrocha94

1 Comentários