O verdadeiro sentido da vida | Lucas Santos


Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?[...] Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. (Eclesiastes 1:1-2; 2-1)
Olá gente boa! Tudo bem??

Quero compartilhar algo com vocês que foi fruto de uma experiencia pessoal.

Eu tive o privilégio de conhecer um senhorzinho em 2012, seu nome era Josino, e ele era o primeiro pastor de uma igreja na cidade de Unaí-MG. Me lembro de todas as vezes que íamos lá pra fazer a obra missionária e eu passava horas conversando com ele. Aquele velho pastor me passava muita mansidão, paz e muita convicção naquela voz baixinha e rouca.

Certo dia, ao chegar na rodoviária para começar a nossa missão naquela cidade, me deparei com toda a família do Seu Josino me esperando, e alguns estavam chorando, percebi de maneira clara que alguma coisa ruim havia acontecido, recebi a notícia de que Seu Josino havia falecido. Estávamos todos bem tristes, mas naquele momento eu me lembrei de uma das frases que o Seu Josino havia me dito com aquela vozinha rouca e com risos: “Eu tenho a vida eterna, sei pra onde vou, não tenho medo de doenças de morte, sei que meu lugarzinho ta no céu!”.

Então é sobre isso que quero compartilhar, queria falar da vida verdadeira que meu amigo Josino conheceu e viveu.

Eu poderia fazer um estudo sobre esse versículos do livro de Eclesiastes, Mas não irei fazer. Só quero dizer algo sobre a pessoa que escreveu esse livro: O rei Salomão, filho de Davi.

O rei Salomão foi aquele que fez Jerusalém ter um temporada de tanta riqueza como nunca houve igual. Através de sua sabedoria ele trouxe paz para o seu reino e para reinos vizinhos. Reis e rainhas vinham visita-lo para ter momentos de conversas, para extrair conhecimento dele! Alguns filósofos de hoje dizem que Salomão foi um dos maiores filósofos que já existiu. Enfim, Salomão, Rei de Jerusalém, Filósofo, homem abençoado com toda sabedoria, o rei mais rico que Jerusalém teve, um rei que trouxe PAZ para toda região que dava para o povo Hebreu, e as regiões vizinhas. Um rei tão prospero que foi até citado por Jesus: “...contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória....”

Mas agora, atrás das letras de Eclesiastes, quem está escrevendo esse livro, é um homem que chegou a um ponto na vida em que ele olha para tudo que fez e viveu, e as considera tudo como vaidade! A palavra vaidade no hebraico significa “vento ou sopro”, ou seja, Salomão disse que tudo na vida é correr atrás do vento.

Meus amigos, esse livro foi escrito por um homem já velho, cabelos e barba brancos, que tem sobre os seus ombros marcas de um verdadeiro rei! Mas ao fim da vida, esse homem se tornou frágil, pois ele viu que tudo que construiu não passava de vaidade, era apenas vento.

Eu digo isso a vocês, pois isso é uma verdade, o que um certo filósofo disse uma vez: A vida é curta de mais pra ser pequena. E isso está correto, mas você pode correr um grande risco de chegar no final de sua vida e ver que sua grandeza, foi nada mais e nada a menos do que mera vaidade.

A vida é curta de mais pra ser pequena

Mas você pode estar se perguntando:
- Ora! Se for assim, se isso tudo que você diz e verdade Lucas, então qual é a verdadeira vida?

Primeiro, para te responder, quero falar o que não é uma vida verdadeira e o que não vai ter levar a ter uma vida verdadeira.

Religião: A religião é uma maquina de atrofiar mente, manipular pessoas em prol de preservar sua cultura através da dialética do sagrado. Religião portanto é vaidade, porque ela só te dá acesso há uma filosofia de vida e te dá uma plano espiritual, nada além disso.

Dinheiro: O dinheiro tem poder pra te dar tudo! Tudo! Tudo que é momentâneo! (dinheiro tem importância, mas no seu devido lugar).

Sucesso: Aqui está o problema de muitos pois acham que isso é tudo na vida. Mas não é. Tudo isso perde seu valor diante da morte, diante do metafisico, diante da amargura, das dúvidas, depressão, crises de pânico, ansiedades e até mesmo diante daquilo que está além da morte. 

Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.(Eclesiastes 2:4-11)

A vida verdadeira

A vida verdadeira, é aquela vida com significado. Quando se tem ela, você não precisar de muletas como fora dito lá em cima pra ser feliz. Porque ela te dá descanso até diante da morte! Isso acontece porque a vida verdadeira te dá a garantia daquilo que está além da morte.

A vida verdadeira te da a garantia daquilo que está além da morte

A vida verdadeira te diz que a morte é apenas uma porta, pela qual você passa para entrar no paraíso. A vida verdadeira não te dá acesso simplesmente a um plano espiritual, ela te da acesso a dimensão de Deus e ao coração de Deus!

E quem é essa vida verdadeira? 

JESUS! O FILHO DE DEUS! O ÚNICO CAMINHO A VERDADE E A VIDA!

Jesus é a vida! Só Ele da sentido pra vida, Ele é a vida verdadeira. Jesus é a cura para todo tipo de depressão, e crises existenciais que milhões de pessoas tem!

Jesus disse:

 “Aquele que crer em mim, ainda que morra viverá.”

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida....”

Por fim, “A verdadeira vida” é ‘A vida eterna” que se encontra em Jesus! A Biblia diz que: “Aprouve Deus que em Jesus residisse toda plenitude”.

Deus abençoe você e te encha de vida!
Lucas Santos

1 Comentários

  1. Muito edificante, Lucas!
    Essa vida não vale à pena ser vivida se não for vivida pra Deus, pq ele é o autor da vida e tudo foi criado por Ele, para Ele. Logo retornaremos pra Ele.
    Amo tudo isso!

    ResponderExcluir